Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Cruzaltense, quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (54) 99104-8921

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00

Quar
24/04
Chuva
Máx 25 °C
Min 19 °C
Índice UV
6.0
Quin
25/04
Chuva
Máx 25 °C
Min 18 °C
Índice UV
6.0
Sext
26/04
Chuvas Isoladas
Máx 28 °C
Min 18 °C
Índice UV
6.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 19 °C
Índice UV
6.0

Educação - Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Formação de professores incentiva o uso da música em sala de aula

Formação de professores incentiva o uso da música em sala de aula


As bases da Filosofia Orff- cantar, dançar, ouvir, tocar e criar- foram o tema definido para a formação de professores de Cruzaltense antes do início do ano letivo. A professora Fabiana Lucion, graduada em educação musical e especialista em canto coral, apresentou a oficina Formação Pedagógica em Música associada à base curricular. Na oficina demonstrou recursos para integrar a música a todas as áreas do conhecimento. Segundo a especialista, estudos da neurociência demonstram que a aprendizagem sensitiva acontece através da sensação e das emoções. “Através da música a criança ativa a sua memória de longo prazo e fixa melhor o conhecimento”, diz.

Como o trabalho está baseado em uma filosofia e não em um método, os professores que atendem crianças a partir dos dois anos até o 9ºano do Ensino Fundamental  foram incentivados a criar e buscar inspiração nas suas vivências e lembranças para inserir a música em sala de aula e a buscar a participação dos alunos na  criação das experiências musicais. “Muitos veem as aulas com musica como uma forma de escape das tensões e da rotina para os estudantes. Nós vemos como um reforço, uma ferramenta que pode ser aplicada em todas as disciplinas e que contribui para o aprendizado através das associações que possibilita”, explicou a professora.

Vanderleia Scatolin, que dá aula para os alunos do 5º ano da Escola Municipal General Osório, acredita que o recurso da música acrescenta muito ao trabalho em sala de aula. “A música trabalha aspectos afetivos, psicológicos, aproxima as pessoas, o aluno cresce e desenvolve habilidades”, afirma a professora que já vinha usando o recurso em suas aulas. “A formação que temos todos os anos sempre é voltada para as práticas em sala de aula, nos vamos aplicando e vendo resultados nos alunos que gostam desta diversidade na abordagem”.

A Secretaria de Educação prevê mais três momentos de formação ao longo do ano letivo. As aulas começam na segunda- feira, 18, para todos os alunos. No total, 230 estudantes estão matriculados nas escolas municipais.

189 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

URM - 2023

R$ 73,30

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 23/04/2024 09:38:18

Governo Municipal de Cruzaltense - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.