Formação de professores incentiva o uso da música em sala de aula

Educação - Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019


Formação de professores incentiva o uso da música em sala de aula As bases da Filosofia Orff- cantar, dançar, ouvir, tocar e criar- foram o tema definido para a formação de professores de Cruzaltense antes do início do ano letivo. A professora Fabiana Lucion, graduada em educação musical e especialista em canto coral, apresentou a oficina Formação Pedagógica em Música associada à base curricular. Na oficina demonstrou recursos para integrar a música a todas as áreas do conhecimento. Segundo a especialista, estudos da neurociência demonstram que a aprendizagem sensitiva acontece através da sensação e das emoções. “Através da música a criança ativa a sua memória de longo prazo e fixa melhor o conhecimento”, diz.

Como o trabalho está baseado em uma filosofia e não em um método, os professores que atendem crianças a partir dos dois anos até o 9ºano do Ensino Fundamental  foram incentivados a criar e buscar inspiração nas suas vivências e lembranças para inserir a música em sala de aula e a buscar a participação dos alunos na  criação das experiências musicais. “Muitos veem as aulas com musica como uma forma de escape das tensões e da rotina para os estudantes. Nós vemos como um reforço, uma ferramenta que pode ser aplicada em todas as disciplinas e que contribui para o aprendizado através das associações que possibilita”, explicou a professora.

Vanderleia Scatolin, que dá aula para os alunos do 5º ano da Escola Municipal General Osório, acredita que o recurso da música acrescenta muito ao trabalho em sala de aula. “A música trabalha aspectos afetivos, psicológicos, aproxima as pessoas, o aluno cresce e desenvolve habilidades”, afirma a professora que já vinha usando o recurso em suas aulas. “A formação que temos todos os anos sempre é voltada para as práticas em sala de aula, nos vamos aplicando e vendo resultados nos alunos que gostam desta diversidade na abordagem”.

A Secretaria de Educação prevê mais três momentos de formação ao longo do ano letivo. As aulas começam na segunda- feira, 18, para todos os alunos. No total, 230 estudantes estão matriculados nas escolas municipais.

Governo Municipal


Cruzaltense