Cruzaltense, quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (54) 99104-8921

Chuvas Isoladas

Obras - Sábado, 08 de Setembro de 2018

Sete de Setembro com desfile e abertura da Semana Farroupilha em Cruzaltense

A corte municipal, representada pela rainha do município, Taís Paula Rigo e as princesas, Camila Carla Nava e Vanieli Paula Delabona, abriu o desfile pela rua principal da cidade, que desde a véspera estava enfeitada nas cores verde, amarelo e azul. Em seguida desfilaram Daiane Finoketti, representando os Jogos Rurais e as representantes das etnias italiana, Maria Eduarda Avozani, luso açoriana, Janieli Bolis Lopes, alemã, Taciane Vall, afrodescendente, Tainara Gonçalves e polonesa, Liandra Voloski.

O desfile temático foi alusivo ao Sete de Setembro, dia da Independência e ao Vinte de Setembro, data Farroupilha. A Banda Marcial da Escola, composta por 43 integrantes, alunos da Escola Municipal Mario Quintana e da Escola Estadual Vera Cruz foi a primeira a se apresentar e animou todo o desfile. Os alunos da Escola Municipal Osório Duque Estrada apresentaram os quatro elementos da natureza: terra, ar, solo e água. A escola atende 140 alunos, do berçário ao quinto ano. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Mario Quintana apresentou as cinco regiões brasileiras. Os 81 alunos matriculados em tempo integral do sexto ao nono ano, apresentaram as principais características de cada região. A Escola Estadual de Ensino Médio Vera Cruz, que atende 50 alunos e trabalha com as modalidades de Ensino Médio regular e Educação de Jovens e Adultos trouxe para a avenida o tema Copa do Mundo. A história dos países sedes da copa e seus vencedores, os países participantes, os mascotes e as palavras que representam as emoções dos jogos. Os alunos também fizeram uma crítica trazendo cartazes com notícias que foram omitidas durante a Copa.

Depois das escolas, entidades e projetos desenvolvidos no município também participaram do desfile. As visitadoras do Programa Primeira Infância Melhor desfilaram com as crianças que são atendidas e suas famílias. Criado com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças desde a gestação até os quatro anos, o programa atende 56 crianças e seis gestantes através do atendimento domiciliar e em grupos. O Grupo de Idosos Conviver na Amizade, composto por 80 integrantes que se encontram todas as quintas feiras, foi o seguinte a desfilar. Entre os integrantes do grupo está a Rainha Regional da Terceira Idade, Oracilva Tereza Pagliarini, que também participou do desfile, juntamente com as princesas Antonia Rigon e Laurentina Calonego. O Grupo Estrela Dourada, coordenado pela Secretaria de Assistência Social através do Programa de Atenção Integral à Família, que conta com 16 integrantes que se reúnem com o propósito de impulsionar as relações sociais e promover a qualidade de vida foi o último a desfilar neste bloco.

Os 33 bombeiros voluntários de Campinas do Sul, que se mantém com doações da comunidade e repasse de recursos das prefeituras de Campinas do Sul e Cruzaltense também desfilaram e levaram para a avenida os principais veículos usados no combate a incêndio e resgates. Em seguida participou o Grupo de Trilheiros e Gaioleiros Águia Negra, que existe há 12 anos no município.  O CTG Galpão da Amizade com os seus cavalarianos encerrou o desfile. O CTG foi fundando em 2013 e conta com 153 associados.

No altar da Pátria, o prefeito, Kely José Longo, o vice- prefeito, Nelson Franklin da Silva e o presidente da Câmara de Vereadores, José Dirceu Sandri hastearam as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e do município enquanto a Banda Marcial tocou o Hino Nacional. O prefeito destacou o significado do Sete de Setembro, afirmando que “as pessoas do nosso Brasil esqueceram o que significa o sete de setembro, nós estamos perdendo as nossas raízes.” Também alertou para a responsabilidade de cada um em transformar o país. “Todo mundo aqui fala sobre o Brasil que queremos, mas não pensamos no Brasil que estamos fazendo. Para ter um país livre de corrupção primeiro cada um tem que exercer o seu papel de cidadão que é votar, de acordo com a sua consciência e os seus princípios”.

As comemorações terminaram com a apresentação dos alunos do terceiro ano, coordenados pelas professoras Suzana e Elizer, que apresentaram a coreografia para a música “De quem é o Brasil que eu moro” de Flávio Dalcin e a Banda Ouro.  O vice- prefeito Nelson Franklin da Silva avivou a chama itinerante, realizando a abertura oficial da Semana Farroupilha e a Banda da Escola tocou o Hino do Rio Grande do Sul.