Cruzaltense, quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (54) 99104-8921

Chuvas Isoladas

Obras - Sexta-feira, 20 de Abril de 2018

LINHA PROGRESSO GANHA GINÁSIO DE ESPORTES

A administração municipal de Cruzaltense entregou na sexta- feira, 20, uma obra de R$ 580 mil. É o Ginásio da Campininha, em Linha Progresso, interior do município. O Ginásio tem mais de mil metros quadrados e conta também com toda a estrutura de urbanismo nos arredores, com ajardinamento, iluminação e pavimentação com paver.

Um grande número de pessoas, especialmente morador da comunidade e das comunidades vizinhas acompanhou a inauguração. Prefeitos de outros municípios e autoridades regionais também estavam presentes. A nova estrutura vai permitir que a comunidade volte a realizar festividades, o que não era mais possível com a antiga estrutura existente, em virtude  da Lei Kiss.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Dirceu Sandri, disse que a obra é resultado do esforço de todos: administração, comunidade e secretários municipais. “Um ginásio desses não é em qualquer lugar que se vê”, enfatizou. O vice–prefeito,Nelson Jones Franklin da Silva, destacou o envolvimento de muitas pessoas no projeto. “Foram inúmeras reuniões, adequações, busca de assinaturas, discussão de projeto. Por causa da necessidade de cedência do terreno da Mitra Diocesana de Erechim para o município, foi preciso primeiro regularizar o terreno. Foi vencendo uma etapa atrás da outra é que chegamos até aqui.”

O prefeito, Kely José Longo, ressaltou a beleza e o significado da obra, agradeceu aos secretários, que trabalharam para que estivesse pronto, ao engenheiro Adelino Menegaz, que “não mede esforços para fazer o necessário para que as obras aconteçam”, ao esforço dos funcionários da prefeitura, encarregados de toda a parte externa, pavimentação e ajardinamento e anunciou: “Não vamos medir esforços a partir de segunda- feira para realizar mais sonhos, porque as pessoas merecem”. Longo também fez um relato das obras mais significativas já realizadas no município: Escola, ginásio de esportes, UBS, casa do Idoso, Academia de Saúde, ponte do Vau Grande, entre outros. Também falou das obras futuras: concha acústica e anfiteatro, ginásio de Linha Santa Catarina, Centro de Eventos de mais de R$ 1,5 milhão, Casa do Agricultor, Saneamento Básico para 100% do perímetro urbano, redes de água e do maquinário que deve chegar a partir de maio: duas retroescavadeiras novas, um trator com maquinário, uma maquina para silagem, totalizando R$ 10 milhões em investimento nos últimos dois anos e meio. “Isso é motivo de orgulho, por saber que é uma população que quer e que merece. Não importa que venha depois de nós, o bom é nós ajudarmos Cruzaltense, indiferente de partidos, porque é gente que merece. Esta obra é de todos”, finalizou.

Histórico da obra:

Em 2013, a administração municipal decidiu dar continuidade ao projeto de construção da quadra de esporte. A partir de uma reunião entre representantes da administração municipal e da diretoria da comunidade de Linha Progresso o governo municipal assumiu a responsabilidade de buscar a documentação necessária para registrar uma cessão de uso de parte da Mitra Diocesana de Erechim.  Depois de vencido este primeiro passo, que consistiu, inclusive numa viagem do vice- prefeito Nelson Jones Franklin da Silva para Florianópolis pata obter uma assinatura da Tractebel, que é lindeira da área da Mitra, foi encaminhada a escritura para a Caixa Econômica Federal e, assim, viabilizou-se a primeira parte da obra. Esta primeira parte foi executada em 2013, com investimento de R$ 100 mil. Ainda em 2013 a administração municipal conseguiu o empenho de uma nova verba do Ministério do Esporte, no valor de R$ 250 mil. Passaram-se dois anos de trâmites burocráticos até que se conseguiu atender a todas as exigências documentais e os recursos fossem liberados. Em 2015 foi feita a licitação da segunda parte da obra que foi concluída em abril de 2017. Ainda em 2017 o governo municipal indicou a terceira etapa da obra, concluída em 10 de abril de 2018 com um investimento de R$ 140 mil. Agregado a isso, houve, ainda, investimento de cerca de R$ 50 mil em muros de contenção, pavimentação e canteiros.  O valor total do Ginásio é de R$ 580 mil. São 1.109 metros quadrados construídos.