Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Cruzaltense, quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (54) 99104-8921

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00

Quar
24/04
Chuva
Máx 25 °C
Min 19 °C
Índice UV
6.0
Quin
25/04
Chuva
Máx 25 °C
Min 18 °C
Índice UV
6.0
Sext
26/04
Chuvas Isoladas
Máx 28 °C
Min 18 °C
Índice UV
6.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 19 °C
Índice UV
6.0

Obras - Quarta-feira, 20 de Agosto de 2014

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Conferência de Meio Ambiente

Conferência de Meio Ambiente


Conferência de Meio Ambiente

“O ser humano só vai dar valor à água do planeta, quando restar apenas uma única gota”. 

Esta é uma das afirmações da I Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente de Cruzaltense. O evento, realizado na terça-feira no Salão Paroquial, foi uma promoção da Escola em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Participaram professores, alunos e pais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Osório Duque Estrada e comunidade. 

A conferência teve como objetivo apresentar à comunidade os trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre do ano que contemplam o tema Escolas Sustentáveis. Foram apresentados trabalhados realizados por alunos do 5º ao 7 º ano, que desenvolveram pesquisa sobre os 4 elementos da natureza: água, ar, fogo e terra. Eles realizaram apresentações artísticas e ofereceram sugestões através de maquetes, protótipos, folders e demais criações, para a proteção do meio ambiente. O grupo da água falou sobre como evitar o desperdício, deu dicas de preservação e sugeriu a implantação de uma cisterna na escola, para captar a água da chuva. O grupo do ar explicou quais são os principais poluentes da atmosfera e apresentou, como sugestão, a criação de um viveiro de mudas. Já, os alunos que pesquisaram sobre o fogo relataram o risco das queimadas, os principais agentes causadores de incêndio e apresentaram uma campanha de conscientização para a reciclagem e reaproveitamento do lixo seco. A última equipe a apresentar foi o da terra que alertou sobre o uso desenfreado dos agrotóxicos e defendeu a criação de uma vermicomposteira, para ser utilizada na horta da escola e, posteriormente, de uma estufa, a fim de ampliar o uso do adubo orgânico. 

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, professora Daiane Galon, a iniciativa faz parte do Programa Dinheiro Direto na Escola, do Governo Federal que consiste na assistência financeira às escolas públicas, sejam estaduais ou municipais, para a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica, desde que seja trabalhada a questão da sustentabilidade, por isso, no início do ano, começamos a elaborar os projetos para tornar a Escola mais sustentável. 

A atividade de hoje, visa "compartilhar com a comunidade todo este conhecimento adquirido, na esperança de que a comunidade tome as crianças como exemplo e apliquem as iniciativas em casa ou na propriedade”, explica. Os projetos foram submetidos a uma banca avaliadora que definiu, conforme a necessidade mais urgente, a ordem de execução. O primeiro trabalho a ser realizado é o da Água, e na sequência, Terra, Ar e Fogo. O projeto da Água será encaminhado à Conferência Estadual de Meio Ambiente e, caso fique entre os primeiros, à Conferência Nacional.

Membro da banca, o secretário municipal de Educação Renan Sandri comenta que “todas as sugestões são necessárias e é um orgulho ver as crianças se envolvendo na busca de soluções para um problema tão sério como este. Alunos e professores estão de parabéns. Conforme formos implantando os projetos, vamos divulgando para que todos tenham conhecimento dos resultados”, salienta. 

Ao final do encontro também foram definidos os integrantes do COM VIDA – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, responsáveis pela supervisão dos trabalhos e implantação dos projetos. Integram a Comissão os professores: Daniele Vassali Teixeira, Giovani Rodrigo Girelli, Ivane Inês Pasa e Cleci Pavan Perin; e os alunos Tainá Hardt, João Paulo Avozani, Cinthia Avozani, Mariana Sandri Gazzoni, Pedro Agostini, Marina Sacon, Luis Felipe Sandri e Marcos Giacomin. 

192 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

URM - 2023

R$ 73,30

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 23/04/2024 09:38:18

Governo Municipal de Cruzaltense - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.