Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Cruzaltense, quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (54) 99104-8921

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00

Quin
25/04
Chuva
Máx 25 °C
Min 18 °C
Índice UV
6.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 17 °C
Índice UV
6.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
6.0
Domi
28/04
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 21 °C
Índice UV
6.0

Obras - Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Iniciada construção de cisternas no interior

Iniciada construção de cisternas no interior


Iniciada construção de cisternas no interior

Fortalecer a agricultura familiar é o objetivo do Programa Estadual Irrigando o Rio Grande. Porém, ele não é destinado apenas para a irrigação, mas também para implantação de microaçudes e cisternas para a captação da água da chuva que poder ser utilizada na manutenção de aviários, higienização de estrebarias e até para dar de beber aos animais. Diante disso, a Secretaria de Agricultura de Cruzaltense aderiu e, em parceria com a Emater, executado Programa. Este prevê subsídio de 80%, por parte da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo) ao produtor.

Também proporciona a capacitação de técnicos, de agricultores e usuários da água, para que possam buscar formas e alternativas adequadas de captação, armazenagem e usos múltiplos da água. 

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater André Gazzoni esta é uma excelente que se qualifica como uma economia para a propriedade. “O reservatório subterrâneo de gel membrana custa em torno de R$ 26 mil e tem capacidade para mais de 700 mil litros de água, atendendo a necessidade mesmo em tempos de escassez de água”, explica. 

A primeira cisterna do município foi instalada em uma propriedade onde a principal cultura é a pecuária leiteira. Já o segundo o agricultor beneficiado com o programa é Luiz Vedovatto. O produtor deixou de lado a produção suína e agora investe na criação de frango. Ele está construindo um aviário com capacidade para 32 mil frangos e que deve entrar em funcionamento em março. Preocupado com a manutenção do resfriamento do pavilhão e com a garantia de abastecimento de água na propriedade, ele resolveu implantar uma cisterna. “O investimento é grande, mas é algo que vai ficar para a minha família. Com a construção do aviário, o serviço e a renda vão aumentar, e com isso espero que meu filho retorne para casa para me ajudar”, comenta. 

Nos últimos anos, o Rio Grande do Sul vem sofrendo com os efeitos das sucessivas estiagens. De cada dez anos, sete apresentam deficiências hídricas. a falta de água prejudica a produção agrícola, a criação de bovinos, suínos e aves e, até mesmo, compromete o abastecimento humano em algumas regiões. Mesmo em regiões com alto volume de chuva, ocorre escassez na época de estiagem, principalmente nas atividades de produção agropecuária. Isso porque são poucas as propriedades que utilizam práticas de armazenamento de água e sistemas de irrigação.

A cisterna vai suprir a necessidade de água do aviário, com capacidade para 32 mil frangos, tanto em termos de refrigeração quanto no abastecimento dos animais

 

192 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

URM - 2023

R$ 73,30

Versão do sistema: 2.0.0 - 25/04/2024

Portal atualizado em: 25/04/2024 13:37:25

Governo Municipal de Cruzaltense - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.