Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Cruzaltense, sexta-feira, 03 de fevereiro de 2023 Telefone (54) 3613-6032

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00

Quin
02/02
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 19 °C
Índice UV
13.0
Sext
03/02
Chuvas Isoladas
Máx 28 °C
Min 19 °C
Índice UV
13.0
Sáb
04/02
Chuvas Isoladas
Máx 27 °C
Min 19 °C
Índice UV
13.0
Domi
05/02
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 17 °C
Índice UV
13.0

Educação - Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

UBS recebe visita de estudantes da área da saúde

UBS recebe visita de estudantes da área da saúde


UBS recebe visita de estudantes da área da saúde

Muitos jovens concluem a faculdade, entram no mercado de trabalho e se deparam com um dilema: a realidade na maioria das vezes é bem diferente que a teoria. Para reduzir a distância entre o ensino acadêmico e a prática profissional, há mais de 10 anos, existe o VER-SUS. Uma iniciativa do Ministério da Saúde, mas que conta com a parceria dos governos estaduais e municipais, instituições de ensino superior, a Associação Brasileira da Rede Unida, conselhos profissionais e a União Estudantil.

Na última semana, um grupo de 20 estudantes da URI Erechim e da Universidade de Passo Fundo visitaram a UBS de Cruzaltense e conheceram como é o trabalho realizado pelos funcionários. Alunos de Psicologia, Odontologia, Fisioterapia, Assistência Social e demais cursos da área da saúde, conversaram com funcionários e pacientes. De acordo com a acadêmica do 9º ano de Psicologia da URI Diana Erthal Bruxel esta é a melhor maneira de conhecer a realidade do mercado de trabalho. “Assim nos podemos conhecer os desafios reais da profissão e como trabalhar com os pacientes. Eu percebi que no interior o atendimento é diferenciado dos grandes centros. Aqui em Cruzaltense, o tratamento para com os pacientes é mais humanizado”, assinala a estudante.

A visita que durou quatro dias (de segunda a quinta) contou com um “facilitador”, ou seja, um aluno que já participou das atividades no ano anterior, e agora acompanha o grupo para intermediar e promover debates entre alunos, profissionais e pacientes. É o caso de Cidney Savaris Carvalho, acadêmico do 4º nível de Serviço Social da UPF. Ele conta que a atividade contribui para o desenvolvimento integral dos acadêmicos e indiretamente, na melhoria do Sistema. “Nas diversas instituições pelas quais já passei, percebi que o problema do SUS não é o sistema e sim as pessoas. Pessoas com problemas, seja de ordem pessoal ou profissional, não executam bem suas funções. É aí que surge a maioria dos problemas, por isso, é importante trabalhar este conceito enquanto os estudantes ainda estão em processo de formação,” salienta. 

Ao retornarem para as universidades, os estudantes produzem relatórios técnicos, trabalhos acadêmicos e relatos de experiência gerados contando como foi a visita, além de apresentar proposta que possam melhorar o serviço. Para o secretário de Saúde Sílvio Lira, além de contribuir para a formação dos estudantes esta é uma oportunidade para funcionários e gestores da UBS avaliar as práticas realizadas na unidade, “além disso, é uma maneira de atrair também estes jovens profissionais para o trabalho no interior, pois há uma grande dificuldade de atrair este público para o interior”, salienta.

Na semana passada o grupo visitou o Hospital de Campinas do Sul. Nas próximas semanas irá percorrer os municípios de Erebango, Getúlio Vargas e Severiano de Almeida. No Estado, quase todas as universidades com cursos nas áreas da saúde participam deste projeto que é realizado durante o período de férias das instituições.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

22 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

URM - 2022

R$ 69,20

URM - 2023

R$ 73,30

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00

Portal NFS-e / CFS-e

SIGA NAS REDES SOCIAIS

Facebook

CONTATO

Av. Pedro Alvares Cabral, 300
Centro
Cruzaltense - RS
CEP: 99665-000
Telefone: (54) 3613-6032
E-mail: cruzaltense@cruzaltense.rs.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/02/2023

Portal atualizado em: 02/02/2023 13:41:55

Governo Municipal de Cruzaltense - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.