UBS recebe visita de estudantes da área da saúde

Educação - Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014


UBS recebe visita de estudantes da área da saúde Muitos jovens concluem a faculdade, entram no mercado de trabalho e se deparam com um dilema: a realidade na maioria das vezes é bem diferente que a teoria. Para reduzir a distância entre o ensino acadêmico e a prática profissional, há mais de 10 anos, existe o VER-SUS. Uma iniciativa do Ministério da Saúde, mas que conta com a parceria dos governos estaduais e municipais, instituições de ensino superior, a Associação Brasileira da Rede Unida, conselhos profissionais e a União Estudantil.

Na última semana, um grupo de 20 estudantes da URI Erechim e da Universidade de Passo Fundo visitaram a UBS de Cruzaltense e conheceram como é o trabalho realizado pelos funcionários. Alunos de Psicologia, Odontologia, Fisioterapia, Assistência Social e demais cursos da área da saúde, conversaram com funcionários e pacientes. De acordo com a acadêmica do 9º ano de Psicologia da URI Diana Erthal Bruxel esta é a melhor maneira de conhecer a realidade do mercado de trabalho. “Assim nos podemos conhecer os desafios reais da profissão e como trabalhar com os pacientes. Eu percebi que no interior o atendimento é diferenciado dos grandes centros. Aqui em Cruzaltense, o tratamento para com os pacientes é mais humanizado”, assinala a estudante.

A visita que durou quatro dias (de segunda a quinta) contou com um “facilitador”, ou seja, um aluno que já participou das atividades no ano anterior, e agora acompanha o grupo para intermediar e promover debates entre alunos, profissionais e pacientes. É o caso de Cidney Savaris Carvalho, acadêmico do 4º nível de Serviço Social da UPF. Ele conta que a atividade contribui para o desenvolvimento integral dos acadêmicos e indiretamente, na melhoria do Sistema. “Nas diversas instituições pelas quais já passei, percebi que o problema do SUS não é o sistema e sim as pessoas. Pessoas com problemas, seja de ordem pessoal ou profissional, não executam bem suas funções. É aí que surge a maioria dos problemas, por isso, é importante trabalhar este conceito enquanto os estudantes ainda estão em processo de formação,” salienta. 

Ao retornarem para as universidades, os estudantes produzem relatórios técnicos, trabalhos acadêmicos e relatos de experiência gerados contando como foi a visita, além de apresentar proposta que possam melhorar o serviço. Para o secretário de Saúde Sílvio Lira, além de contribuir para a formação dos estudantes esta é uma oportunidade para funcionários e gestores da UBS avaliar as práticas realizadas na unidade, “além disso, é uma maneira de atrair também estes jovens profissionais para o trabalho no interior, pois há uma grande dificuldade de atrair este público para o interior”, salienta.

Na semana passada o grupo visitou o Hospital de Campinas do Sul. Nas próximas semanas irá percorrer os municípios de Erebango, Getúlio Vargas e Severiano de Almeida. No Estado, quase todas as universidades com cursos nas áreas da saúde participam deste projeto que é realizado durante o período de férias das instituições.

Governo Municipal


Cruzaltense