Iniciam atividades do grupo de emagrecimento de Cruzaltense

Saúde - Terça-feira, 02 de Julho de 2019


Iniciam atividades do grupo de emagrecimento de Cruzaltense

Com o objetivo de promover a perda de peso, a melhoria do estado geral de saúde e o bem- estar, a Secretaria de Saúde de Cruzaltense, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família lançou esta semana o projeto Emagrecendo com Saúde. O projeto será desenvolvido pelos próximos seis meses e consiste em encontros semanais do grupo com a nutricionista e a fisioterapeuta onde serão desenvolvidas atividades físicas e repassadas informações como exemplos de cardápio, grupos de alimentos e lista de substituições. A cada semana também haverá espaço para a roda de conversa, onde as mulheres poderão compartilhar a sua experiência, seus avanços e dificuldades.

No primeiro encontro foram estabelecidos os acordos e regras, feito o levantamento dos interesses dos grupos e apresentados os profissionais envolvidos. Esta é a segunda vez que o município oferece este trabalho e a divulgação foi feita através dos agentes de saúde. Mulheres que integraram a primeira edição participaram da abertura e compartilharam impressões sobre os resultados e a manutenção do peso.

Apesar do trabalho ser em grupo, o atendimento é individual. No próximo encontro será feita a avaliação individual pela nutricionista Rochele Saccon e a fisioterapeuta Atila Pavan, que vão indicar a quantidade de peso que precisa ser reduzida e orientar sobre aspectos relacionados aos problemas de saúde que cada participante apresenta. Nos depoimentos iniciais, a maioria relatou que sente dores nas articulações ou tem complicações relacionadas ao sobrepeso, como colesterol alto e gordura no fígado. Muitas já participam dos atendimentos de fisioterapia que a Secretaria de Saúde oferece e tem acesso a pilates, alongamento,  ginástica e reforço muscular. Os exames que já foram realizados serão anexados à ficha de cada uma, para um trabalho interdisciplinar com a equipe de saúde.

A psicóloga, o médico, enfermeiro e farmacêutico da Secretaria da Saúde também vão participar do projeto, repassando informações sobre as complicações e doenças causadas pelo sobrepeso e obesidade, os mitos sobre medicamentos para emagrecer e aspectos emocionais da obesidade e do processo de emagrecimento.  Durante os três primeiros meses os encontros serão semanais e, depois, a cada duas semanas para manutenção.

Pessoas que não participaram do primeiro encontro, mas que tem interesse em integrar o projeto, devem comparecer à Academia de Saúde na próxima segunda- feira,  dia 8,  às 13h30min para fazer a avaliação individual.

 

Governo Municipal


Cruzaltense