O vice- prefeito de Cruzaltense, Nelson Jones Franklin da Silva e o secretário de Administração e Finanças, Angelo Norêmio Pagliarini, participam a partir da próxima segunda- feira (15) da série de reuniões em Brasília com o objetivo de articular a possibilidade de liberação dos recursos necessários através de emenda de bancada dos deputados gaúchos no Congresso Nacional.
O projeto do novo complexo Hospitalar FHSTE: 250 leitos SUS, já foi apresentado pelo Secretário de Saúde de Erechim, Jacson Arpini, ao coordenador da Bancada Gaúcha, Deputado Giovani Cherini, na última reunião da Amau-Associação dos Municípios do Alto Uruguai. Segundo Arpini, o projeto é considerado ousado e vai precisar de investimento de aproximadamente R$ 110 milhões para ampliar a estrutura física em mais de 19 mil metros quadrados. Como hospital de referência, o Santa Terezinha abrange 85 municípios e atende 600 mil habitantes.
No ano passado uma emenda de bancada dos 31 deputados federais e os três senadores que compõem a bancada do RS no Congresso Nacional, beneficiou 336 municípios, inclusive Cruzaltense, que foram contemplados com maquinários. O valor total do investimento foi de 74 milhões, sendo R$ 72 milhões eram oriundos de emendas parlamentares e o restante, de contrapartida do governo do RS.
Cruzaltense