SAÚDE DESCENTRALIZA ATENDIMENTO NAS COMUNIDADES

Saúde - Segunda-feira, 16 de Julho de 2018


SAÚDE DESCENTRALIZA ATENDIMENTO NAS COMUNIDADES Médica, enfermeira, psicóloga, nutricionista, agente de saúde, educador físico, fisioterapeuta e o próprio secretário de saúde, dialogando diretamente com os moradores nas comunidades e levando noções de prevenção de doenças e promoção da saúde. Assim são os encontros que o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, a Estratégia de Saúde da Família e a Academia de Saúde estão realizando nas comunidades do interior de Cruzaltense.

O primeiro encontro foi na Linha São Roque e o segundo, na Linha São José, na quinta-feira, 12. O prefeito, Kely José Longo e o secretário de Administração e Finanças, Norêmio Pagliarini, abriram o encontro destacando a política municipal de dar prioridade à saúde dos moradores.

Depois, os profissionais fizeram o levantamento da demanda daquela comunidade, repassaram orientações e informações, registraram a pressão arterial de todos que estavam presentes e realizaram atividades de alongamento. Até mesmo um atendimento foi realizado pela médica Yirka Velasquez, que considera esta integração com a comunidade fundamental. “Temos um resultado melhor quando interagimos desta forma, as pessoas passam a ver o profissional de saúde como parte integrante da comunidade, e não só como uma pessoa que está atrás de uma mesa e dando receitas”, disse.  Carmen Pagliarini, moradora da comunidade de Linha São José confirma: “No começo as pessoas ficam mais tímidas, mas com o tempo vão expondo as suas dúvidas e esclarecendo assuntos. Ficam sabendo inclusive o tamanho da equipe e todos os serviços que estão à disposição”.

O secretário de Saúde, Lenito Santolin, destacou que o esforço é no sentido de trazer a prevenção para as comunidades, ver a situação de cada pessoa e fazer um trabalho multidisciplinar. “Estes encontros mostram que exercícios, alimentação, mudança de hábitos podem promover a saúde e fazer as pessoas se sentirem melhor. Precisamos quebrar a crença de que só o remédio e o tratamento convencional trazem resultados”, disse.

Os encontros são organizados pelos agentes de saúde de cada área. Confira as datas e locais dos próximos encontros:

Dia 19 de julho: Linha Santa Cruza

Dia 26 de julho: Linha Treze, Princesa Isabel, Palmeirinha e Rio Liso    

Dia 02 de agosto: Linha Coxilha Seca

Dia 09 de Agosto: Linha Santa Catarina

Dia 16 de Agosto: Linha 09 e Linha 10

Dia 23 de Agosto: Linha Campininha

Governo Municipal


Cruzaltense