O Seminário faz parte do conjunto de ações desenvolvido pelo município com o objetivo de aumentar a compreensão e intensificar a participação dos moradores nos processos de geração, aplicação e fiscalização dos recursos públicos. O município de Cruzaltense também vai compartilhar com os municípios da região os resultados da inclusão da disciplina de Educação Fiscal no currículo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mario Quintana. Lá, os alunos do 6ºao 9ºano aprendem conteúdos como: a finalidade e a forma de consultar o Portal da Transparência, a finalidade dos impostos e do Estado, a importância da Nota Fiscal, entre outros, e participam de atividades práticas como o acompanhamento à sessão da Câmara de Vereadores que vota o Orçamento do Município.
O Seminário também tem o objetivo de prestar contas dos recursos recebidos através do Programa Nota Fiscal Gaúcha e divulgar informações sobre a importância da emissão da Nota Fiscal para o retorno de impostos para os municípios.
Na programação, após a abertura e o pronunciamento das autoridades estão previstas apresentações culturais; palestra com o delegado da Receita Estadual de Erechim, Amauri Secco; palestra com o contador da Prefeitura de Cruzaltense, Leonir Antônio Bortolini; demonstrativo de recursos recebidos da Nota Fiscal Gaúcha pela diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Vera Cruz, Janete Jioucoski; palestra com Paulo Sanches, da Buscar Assessoria; teatro, coquetel e entrega dos certificados
O Seminário acontece nesta terça, 26 de junho, a partir das 13h e será realizado no Salão Comunitário da Capela Santo Antônio. As inscrições podem ser feitas no local.
Cruzaltense