AUTOCONHECIMENTO , RELACIONAMENTO E LIDERANÇA SÃO TEMAS DE CURSOS

Saúde - Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018


AUTOCONHECIMENTO , RELACIONAMENTO E LIDERANÇA SÃO TEMAS DE CURSOS Dois cursos na área de formação de pessoas estão sendo realizados neste mês em Cruzaltense: Autoconhecimento e Relacionamento Interpessoal e Liderança em Equipes. O especialista em Gestão de Pessoas, Marcio Zimmermann que atua em todo o Rio Grande do Sul com cursos, palestras e consultoria na área de gestão de pessoas, vendas e gestão rural está coordenando os cursos. Quem está fazendo o curso de Liderança em Equipes já está na segunda fase da formação, tendo realizado no ano passado o curso de Autoconhecimento e Relacionamento Interpessoal.

Pessoas da comunidade e servidores municipais ligados à Secretaria da Saúde e que atuam diretamente no atendimento aos moradores estão participando das formações.  A agricultora Neusa Sandri, está na segunda etapa e assegura que “todo conhecimento é válido, contribui para o crescimento e ajuda no relacionamento familiar e na comunidade”. Para ela, as relações interpessoais são mais complicadas na atualidade e exigem adaptações em função das mudanças comportamentais e culturais. “A gente foi criado de um jeito, mas o mundo está mudando muito rapidamente, então temos que compreender estas mudanças e mudar junto para poder conviver com os mais jovens”, disse. Zimmermann, por sua vez, lança uma pergunta: “Atualmente, você pode comprar tecnologia, aprender processos, mas quando se trata de pessoas, fica um grande ponto de interrogação: onde encontrar pessoas preparadas para trabalhar em equipe, capazes de estabelecer relacionamentos colaborativos e atitudes motivadas? Isso se aplica a empresas, famílias e organizações sociais”.

O curso analisou os diversos tipos de lideranças que se estabelecem, começando pela liderança familiar, passando pela comunitária, religiosa, política e empresarial. Para o consultor,  a autoavaliação sistemática é fundamental para o crescimento. Como sugestão lançou alguns aspectos que devem ser analisados quando se deseja fazer uma avaliação objetiva de si mesmo. Entre eles estão: se existe disciplina, dedicação e empenho; como é o comportamento no trabalho em equipe; até que ponto a pessoa consegue administrar o seu temperamento, qual é o seu estado de equilíbrio emocional e como gerencia o estresse. Por último sugeriu avaliar como reage sob pressão e se costuma praticar a autoavaliação.

 

Cursos nesta área e de qualificação profissional são oferecidos gratuitamente pelo CRAS, ligado à Secretaria da Assistência Social e fazem parte do programa de cursos do SENAR ( Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) que no Alto Uruguai é representado pelo Sindicato Rural de Erechim. Para conhecer todo o calendário de curso de 2018, procure o CRAS. 

Governo Municipal


Cruzaltense