TARDE DE ATIVIDADES E CONSCIENTIZAÇÃO NO OUTUBRO ROSA DE CRUZALTENSE

Educação - Segunda-feira, 30 de Outubro de 2017


TARDE DE ATIVIDADES E CONSCIENTIZAÇÃO NO OUTUBRO ROSA DE CRUZALTENSE “Cuide de você como quem cuida de uma rosa- declare seu amor por você mesma”. Com este slogan a  prefeitura de Cruzaltense reuniu as secretarias de saúde, educação, assistência social, a Câmara de Vereadores e o Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar para realizar uma tarde de integração e conscientização sobre o câncer de mama.  A atividade foi realizada no dia 20 durante toda a tarde. 

Foram realizadas oficinas de dança, maquiagem, manicure e cabelo, organizadas pela Secretaria de Assistência Social.  Toda a equipe da Secretaria da Saúde também participou do evento, levando informações sobre o câncer de mama, alimentação, exercícios físicos e prevenção da doença. O lanche servido durante a tarde era composto de frutas, ajudando a alertar sobre a importância da prevenção, já que a obesidade e o baixo consumo de frutas e vegetais é um dos fatores de risco de desenvolvimento da doença.  Os médicos também encaminharam mulheres para fazer mamografia. 

Um dos momentos mais importantes da tarde foi o depoimento de mulheres que venceram o câncer de mama. Quatro mulheres contaram a sua história e atestaram que é possível enfrentar e curar a doença.   A secretária de Assistência Social Rosângela Loureiro da Silva, destaca que o conjunto de atividades foi planejado para melhorar a conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Quando descoberta no início, a doença tem 95% de chance de cura”, destacou. O Sutraf orientou sobre aposentadoria e a Câmara de Vereadores realizou uma mateada. Além do sorteio de brindes, as mulheres que participaram da atividade ganharam uma rosa.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 e tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

 

 

Governo Municipal


Cruzaltense