CRUZALTENSE PROMOVE CURSO DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS.

Saúde - Segunda-feira, 24 de Julho de 2017


CRUZALTENSE PROMOVE CURSO DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS. Um cupcake de erva mate é um exemplo. Outros são balas de bagaço de laranja , pudim de abóbora ou  cocada de mandioca . O curso, ministrado pela instrutora do Senar ( Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Marines Demarco, mostrou que cascas, sementes, talos e folhas podem ser utilizados  na cozinha para fazer pratos diferentes e saborosos. Durante três dias, donas de casa e agricultoras do município puderam comprovar através de dezenas de receitas que foram preparadas que aproveitamento integral dos alimentos pode deixar a alimentação mais variada e mais nutritiva. Outra vantagem, segundo a instrutora é que o aproveitamento integral faz com que mais minerais e mais fibras estejam presentes na alimentação.

Outra vantagem é a economia e o combate ao desperdício. Um quarto de toda produção nacional de frutas, verduras e legumes não são aproveitados. Por isso, fazer um brigadeiro de feijão pode ser uma boa ideia. Outra vantagem é que o conhecimento compartilhado com as mulheres dá novos usos para alimentos que são muito abundantes em determinada época, como a abóbora. Com ela dá para fazer doces, pudins, pratos salgados e até aproveitar as sementes que fortalecem o sistema imunológico, são antioxidantes e contribuem para a saúde da próstata.

A secretária de assistência social de Cruzaltense, que acompanhou o curso, alerta: “boa parte do desperdício ocorre exatamente onde o alimento deveria ser aproveitado: na cozinha. O descarte de cascas, sementes e raízes que poderiam ser usadas em diversas receitas é um exemplo de como jogamos na lixeira o que deveria estar no prato”. O curso mostrou que pequenas mudanças no dia a dia podem fazer diferença no sabor e na qualidade do que é colocado na mesa.

No final do curso os pratos preparados foram servidos para o grupo de idosos do município.

O curso faz parte do cronograma de formação e capacitação que a secretaria coloca à disposição dos moradores através do CRAS. Alguns são em parceria com a Emater.  Só neste ano já foram realizados cursos de plantas medicinais e processamento de peixes, entre outros e estão previstos cursos sobre floricultura e plantas de corte e plantas de vaso, em agosto. Nesta semana está acontecendo o curso sobre processamento de frutas.

 

 

Governo Municipal


Cruzaltense