Cruzaltense lança Programa de Aquisição de Alimentos

Educação - Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2014


Cruzaltense lança Programa de Aquisição de Alimentos O PAA – Programa de Aquisição de Alimentos - foi lançado na última quarta-feira, dia 23, no Auditório da Prefeitura Municipal de Cruzaltense. Produtores rurais acompanharam a apresentação do programa que visa fortalecer a agricultura familiar e beneficiar as famílias de baixa renda. A reunião foi conduzida pelo prefeito Kely Longo, a secretária de Ação Social Juliana Longo, a assistente social Kenia Amarante e o engenheiro agrônomo da Emater André Gazzoni, que apresentaram os requisitos e esclareceram as dúvidas dos agricultores em relação ao programa.

Inédito do Município, o Programa é uma ação do Governo Federal, mas é opção dos governos municipais aderirem à iniciativa. O PAA prevê que os alimentos sejam adquiridos diretamente dos agricultores familiares, para a formação de estoques e distribuídos à população de maior vulnerabilidade social. Em Cruzaltense, será executado pela Secretaria de Ação Social e Cidadania, beneficiando cerca de 60 famílias atendidas nos programas sociais desenvolvidos pelo CRAS. A compra será feita sem licitação e cada agricultor pode comercializar até R$ 5.500,00 por ano, sendo que os preços serão definidos através da média dos valores praticados nos mercados locais e os previstos pela Conab.

De acordo com o engenheiro agrônomo e chefe do escritório municipal da Ascar / Emater dos 512 estabelecimentos rurais de Cruzaltense, quase que em sua totalidade, são pequenos produtores rurais e esta é uma excelente alternativa de aumento de renda para as famílias. “Este programa, aliado ao PNAE que prevê a aquisição de alimentos da agricultura familiar para as escolas são duas oportunidades de comercialização garantidas e que os agricultores não podem ficar de fora”, destaca.

O agricultor Ivo Mingori, proprietário de uma agroindústria de Panificados já se inscreveu no Programa. Ele que já revende bolachas, pães, cucas e massas para a Escola Municipal através do PNAE, diz que vale muito a pena participar. “Eu e minha esposa trabalhamos na agroindústria e hoje ganhamos mais com ela, do que com o plantio no restante da propriedade. É uma renda mensal garantida e espero que outros agricultores também acessem o programa”, afirma satisfeito.

A secretária de Ação Social e Cidadania Juliana Longo convida os demais agricultores interessados a comparecer na secretaria durante a próxima semana para conhecer e aderir ao programa. “Assim esperamos garantir uma alimentação de qualidade para as famílias beneficiadas e impulsionar a economia do nosso município. Por isso, pedimos a todos os agricultores que venham conversar conosco”, explica. 

Governo Municipal


Cruzaltense