CRAS de Cruzaltense promove curso de culinária

Educação - Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2014


CRAS de Cruzaltense promove curso de culinária Cozinhar pode ser um passatempo bem divertido. Basta ter uma boa receita, uma turma animada e um pouquinho de disposição. Quem está participando desta experiência gostosa é um grupo de crianças e adolescentes atendidas pelo CRAS de Cruzaltense. O grupo com idade entre 9 e 15 anos, contraria as regras e prova que entende de fogão.

Uma vez por semana, na cozinha do CRAS, os alunos colocam toca, vestem o avental e literalmente põem a mão na massa. De acordo com a assistente social Kênia Amarante, que ministra as aulas, a ideia surgiu dos jovens que participaram do curso de culinária oferecido aos adultos, no ano passado. “Muitas meninas queriam participar, mas não conseguiam acompanhar os adultos. Agora o aprendizado é equilibrado. Esta também é uma oportunidade para o futuro, pois muitos que frequentam a oficina já falam em seguir na profissão”, comenta.

A matéria prima e o uniforme são fornecidos pela Secretaria de Ação Social e Cidadania, já as receitas são escolhidas pelos jovens. Além de uma oportunidade para conhecer e confraternizar com amigos a atividade confere autonomia às crianças e adolescentes. A aprendiz Tainara Laís Gonçalves, de 10 anos, já faz planos para o futuro. “Gosto muito de cozinhar e pretendo ser chefe de cozinha no futuro”, comenta. A colega Letícia da Rosa também está satisfeita com a atividade: “aprendi várias receitas. Quando chego em casa eu cozinho e todo mundo aprova”.

Este é apenas um dos cursos desenvolvidos pelo CRAS, através da Secretaria de Ação Social e Cidadania de Cruzaltense. A secretária Juliana Longo afirma que no próximo mês, também iniciarão cursos de música, dança e artesanato. Tais atividades fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, iniciado no ano passado. “Neste ano, também vamos trabalhar com as crianças de 0 a 6 anos e com os idosos acima dos 60 anos, contemplando inclusive as famílias destas pessoas”, salienta. Os interessados em fazer parte de algum dos cursos, devem entrar em contato com a Secretaria de Ação Social e Cidadania e se inscrever.

As atividades são realizadas no turno inverso ao escolar, com alunos de 9 a 15 anos

 

Governo Municipal


Cruzaltense