Inicia Campanha de Vacinação contra o HPV em Cruzaltense

Educação - Quinta-feira, 13 de Março de 2014


Inicia Campanha de Vacinação contra o HPV em Cruzaltense A partir de segunda-feira (10), a UBS de Cruzaltense está realizando a vacinação contra o HPV. Nesta terça-feira, dia 11, um grupo de funcionários da UBS vai percorrer as escolas do município aplicando a primeira dose da vacina. Os pais que não autorizarem as filhas a se vacinarem, deverão assinar um Termo de Responsabilidade. A vacinação no Posto de Saúde se estende até o dia 10 de abril.

A Campanha ocorre em todo o País e tem como público alvo adolescentes do sexo feminino, na faixa de 11 a 13 anos. Agora a vacina faz parte do calendário nacional de vacinação, sendo que em 2015, serão vacinadas as adolescentes na faixa etária de nove a 11 anos e, e em 2016, as de nove anos. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

De acordo com o Ministério da Saúde esta faixa etária foi estabelecida em função de que a imunização é mais eficaz quando as meninas ainda não iniciaram a vida sexual. A ideia é imunizar 258 mil meninas no Rio Grande do Sul. O HPV é um vírus silencioso. Após o contágio, pode permanecer "adormecido" (sem causar lesões) ou provocar o aparecimento de verrugas (mãos, pés, genitais ou outras localizações), porém ele está sempre relacionado ao desenvolvimento de câncer do colo de útero.

A estimativa é de que 50 a 75% dos homens e mulheres, sexualmente ativos, entrem em contato com um ou mais tipos de HPV ao longo da vida. A infecção pelo HPV causa, normalmente, verrugas de tamanhos variáveis-nos órgãos genitais, que também podem aparecer na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.

A vacina disponibilizada pelo Ministério protege contra quatro tipos, dos mais de 100 existentes da doença. Dois, os tipos 16 e 18 - cobertos pela vacina - estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero. 

Governo Municipal


Cruzaltense