Atalhos

Cruzaltense, quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (54) 99104-8921

Serviços Urbanos - Quarta-feira, 08 de Novembro de 2023

CHUVAS CAUSAM INUNDAÇÕES E DIVERSOS PREJUÍZOS EM CRUZALTENSE, NO NORTE DO RS

SEGUNDO ESTIMATIVA ELABORADAS PELA EMATER/RS, AS PERDAS NA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO MUNICÍPIO DE CRUZALTENSE, EM DECORRÊNCIAS DO EXCESSO DE CHUVA, JÁ ULTRAPASSAM 8 MILHÕES DE REAIS.

CHUVAS CAUSAM INUNDAÇÕES E DIVERSOS PREJUÍZOS EM CRUZALTENSE, NO NORTE DO RS

O município de Cruzaltense, localizado na região Norte do Rio Grande do Sul, enfrentou uma situação preocupante devido às chuvas intensas ocorridas nos dias 02 e 03 de novembro, que castigaram a região. Os rios que cruzam o município transbordaram, resultando em inundações, causando significativa destruição da malha viária, bem como perdas irreversíveis em algumas atividades agrícolas do município.

O transbordamento dos rios foi provocado pela intensa precipitação pluvial que afetou a região, sendo a formação de um ciclone um dos principais fatores desencadeantes dessa situação.

Nos últimos meses ocorreu intensa precipitação de chuvas na região e, aliado ao fato que ocorreu nos dias 02 e 03 de novembro, os problemas e prejuízos se agravaram.

Em decorrência dos fatos, segundo a Emater/RS, houve uma variação nas condições das áreas agrícolas e pecuárias do município devido à classe, relevo e ao manejo do solo, áreas em situação de risco, dentre outros.

Segundo estimativa elaboradas pela Emater/RS, as perdas na agricultura e pecuária do Município de Cruzaltense, em decorrências do excesso de chuva, já ultrapassam 8 milhões de reais.

As autoridades locais estão mobilizadas para lidar com a situação, empenhadas na recuperação das vias municipais, acessos às propriedades rurais, bem como prestando auxílio aos afetados e tomando diversas medidas para mitigar os danos causados pelas inundações.