Cruzaltense, sexta-feira, 03 de fevereiro de 2023 Telefone (54) 3613-6032

Educação - Terça-feira, 27 de Novembro de 2018

Alunos implantam horta em escola de Cruzaltense

Uma horta instalada na Escola Municipal Mario Quintana, em Cruzaltense, é o primeiro resultado prático da participação da professora Francieli Baldissera, da disciplina de Ciências, no Coletivo Educador da Universidade Regional Integrada- Uri, de Erechim

A horta foi implantada com a ajuda dos alunos do 7º e 9ºano e com o apoio do professor de Técnicas Agrícolas, Cristian Dall`Agnol, como atividade extraclasse,  a partir do conhecimento repassado no Coletivo Educador. Com a ajuda dos professores, as crianças construíram os canteiros, prepararam o terreno, plantaram as mudas e as colheitas já estão acontecendo. A professora Francieli explica que a capacitação vai além das noções práticas. “Recebemos orientação, participamos de cursos, mini oficinas, tudo voltado à agroecologia”. Depois de vários meses de encontros mensais e da aplicação prática do conhecimento, a professora apresentou um relato do que foi implantado para o Coletivo. “Pode parecer uma coisa simples, mas através da horta e das técnicas que usamos, passamos informações e aumentamos a consciência dos alunos sobre a importância de uma alimentação livre de agrotóxicos”, relata a professora.

O projeto desenvolvido na Escola Mario Quintana, chamado de “Sustentabilidade na escola” prevê também a implantação da compostagem e de um espiral de ervas. Todo o conhecimento teórico para isso já foi pesquisado e reunido em materiais e a implantação vai ser feita no ano que vem. Também existe a intenção de implantar um sistema para captar a água da chuva, que será utilizada para irrigar a horta e a limpeza da escola.

Entre os objetivos do projeto estão:

·         Promover a educação ambiental dos educandos através da horta escolar.

·         Levar os alunos a vivência e o contato direto com o meio ambiente natural.

·         Oportunizar ao aluno a conquista do seu espaço, preservando o meio ambiente onde vivemos. Proporcionar como atividade extracurricular um espaço de estudo, descoberta e aprendizagem.

·         Proporcionar aos alunos a descoberta das técnicas de plantio, manejo do solo, cuidado com as plantas assim como técnicas de proteção da estrutura do solo.

·         Levar os alunos a perceberem a horta e o espiral como um espaço vivo, onde todos os organismos juntos formam uma cadeia, proporcionando uma produção sustentável e fonte de alimentação saudável.

·         Utilizar o sistema de compostagem para abordar os diferentes conceitos de sustentabilidade e desencadear nos educandos a adoção de práticas sustentáveis.

Portal atualizado em: 02/02/2023 13:41:55