Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Cruzaltense, quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (54) 99104-8921

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00

Quar
24/04
Chuva
Máx 25 °C
Min 19 °C
Índice UV
6.0
Quin
25/04
Chuva
Máx 25 °C
Min 18 °C
Índice UV
6.0
Sext
26/04
Chuvas Isoladas
Máx 28 °C
Min 18 °C
Índice UV
6.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 19 °C
Índice UV
6.0

Educação - Terça-feira, 27 de Novembro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Alunos implantam horta em escola de Cruzaltense

Alunos implantam horta em escola de Cruzaltense


Uma horta instalada na Escola Municipal Mario Quintana, em Cruzaltense, é o primeiro resultado prático da participação da professora Francieli Baldissera, da disciplina de Ciências, no Coletivo Educador da Universidade Regional Integrada- Uri, de Erechim

A horta foi implantada com a ajuda dos alunos do 7º e 9ºano e com o apoio do professor de Técnicas Agrícolas, Cristian Dall`Agnol, como atividade extraclasse,  a partir do conhecimento repassado no Coletivo Educador. Com a ajuda dos professores, as crianças construíram os canteiros, prepararam o terreno, plantaram as mudas e as colheitas já estão acontecendo. A professora Francieli explica que a capacitação vai além das noções práticas. “Recebemos orientação, participamos de cursos, mini oficinas, tudo voltado à agroecologia”. Depois de vários meses de encontros mensais e da aplicação prática do conhecimento, a professora apresentou um relato do que foi implantado para o Coletivo. “Pode parecer uma coisa simples, mas através da horta e das técnicas que usamos, passamos informações e aumentamos a consciência dos alunos sobre a importância de uma alimentação livre de agrotóxicos”, relata a professora.

 O projeto desenvolvido na Escola Mario Quintana, chamado de “Sustentabilidade na escola” prevê também a implantação da compostagem e de um espiral de ervas. Todo o conhecimento teórico para isso já foi pesquisado e reunido em materiais e a implantação vai ser feita no ano que vem. Também existe a intenção de implantar um sistema para captar a água da chuva, que será utilizada para irrigar a horta e a limpeza da escola.

 

Entre os objetivos do projeto estão:

·         Promover a educação ambiental dos educandos através da horta escolar.

·         Levar os alunos a vivência e o contato direto com o meio ambiente natural.

·         Oportunizar ao aluno a conquista do seu espaço, preservando o meio ambiente onde vivemos. Proporcionar como atividade extracurricular um espaço de estudo, descoberta e aprendizagem.

·         Proporcionar aos alunos a descoberta das técnicas de plantio, manejo do solo, cuidado com as plantas assim como técnicas de proteção da estrutura do solo.

·         Levar os alunos a perceberem a horta e o espiral como um espaço vivo, onde todos os organismos juntos formam uma cadeia, proporcionando uma produção sustentável e fonte de alimentação saudável.

·         Utilizar o sistema de compostagem para abordar os diferentes conceitos de sustentabilidade e desencadear nos educandos a adoção de práticas sustentáveis.

 

183 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

URM - 2023

R$ 73,30

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 23/04/2024 09:38:18

Governo Municipal de Cruzaltense - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.