Cruzaltense, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (54) 99104-8921

Educação - Terça-feira, 13 de Novembro de 2018

Escola Mario Quintana mobilizada na prevenção ao câncer de mama

Os alunos do 8º ano da Escola de Ensino Fundamental Mario Quintana enceraram o desafio de elaborar uma palestra sobre o câncer de mama, apresentar para os colegas e os professores da escola e, desta forma, disseminar o conhecimento.  O ponto de partida da atividade foi o repasse dos dados pela professora de Ciências Franciele Baldissera. Ela própria participou de uma atividade organizada pela Associação dos Municípios do Alto Uruguai sobre o tema e trouxe as informações para a escola.

Com base neste conhecimento os alunos organizaram as informações e a palestra. Explicaram como foi criado o Outubro Rosa, quais são as ações desenvolvidas nos demais países que se engajam nessa ação de conscientização sobre câncer de mama e as principais informações sobre o tema. Também elaboraram um panfleto com as informações sobre o autoexame, as principais formas de prevenção e as características da doença e a necessidade de diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura do câncer de mama. “Isso contribuiu muito para espalhar as informações, porque eles levaram o panfleto para casa e, desta forma, o conhecimento circulou”, avalia a professora.

Para marcar o mês de outubro como o mês da prevenção, os professores e a direção da escola também montaram a árvore do outubro rosa, que foi adornada com cartões onde os alunos escreveram as palavras relacionadas ao tema. A árvore ficou no saguão da escola durante todo o mês.