Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Cruzaltense, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (54) 99104-8921

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00

Quin
28/03
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 18 °C
Índice UV
9.0
Sext
29/03
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 18 °C
Índice UV
9.0
Sáb
30/03
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 18 °C
Índice UV
9.0
Domi
31/03
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 18 °C
Índice UV
9.0

Saúde - Sexta-feira, 13 de Abril de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

I FEIRA DA TERNEIRA MOSTRA A QUALIDADE DA BOVINOCULTURA DE LEITE EM CRUZALTENSE

I FEIRA DA TERNEIRA MOSTRA A QUALIDADE DA BOVINOCULTURA DE LEITE EM CRUZALTENSE


Treze famílias de agricultores participaram da Feira expondo 19 animais que estão sendo criados nas propriedades. Agostinho e Mari Tereza Capra, Amauri e Jucilene Witter, Clairton e Ivanete Maroli, Clóvis e Davir Dallabona, Diego e Clarice Tramontina, Ildo e Lídia Schmidt, Lauri e Claudino Gralik, Marcos e Anara Scolari, Natalino e Ana Gandini, Nelciomar e Adriana Bramati, Neri e Lenir Bampi, Sadi e Maria Perkuhn, Vicente e Ivani Karlinski são alguns dos agricultores que apostam na atividade leiteira e na criação de terneiras em suas propriedades. Além de assistir a exposição, julgamento e premiação das terneiras, os agricultores e a comunidade puderam assistir a duas palestras. “Como transformar uma terneira em uma vaca produtiva e as perspectivas da cadeia leiteira”, foi o tema abordado pelo médico veterinário especialista em bovinocultura de leite, Enedi Zanchet. O técnico agrícola e médico veterinário Rodrigo Carminatti falou sobre “O cenário atual e dados comparativos das terneiras da região com outros países”.

Durante a abertura do evento o prefeito, Kely José Longo, ressaltou que a atividade leiteira é muito importante para a economia do município. “A qualidade que está sendo demonstrada hoje é uma prova dos investimentos dos agricultores e da profissionalização deste setor da economia”, disse. Cerca de 200 famílias se dedicam à atividade no município, produzindo aproximadamente 10 milhões de litros de leite por ano. O governo municipal incentiva a produção de leite através do Programa de Silagem, que só nesse ano transformou 230 hectares de milho e deve processar mais 140 hectares do milho que está sendo cultivado. A parceria com a Emater garante assistência técnica e orientação de uso e implantação de tecnologias adequadas de alimentação à base de pasto e com suplementação, piqueteamento, silagem, condições para o bem estar animal, estrutura de ordenha adequada e criação de terneiras. Para o prefeito “a Feira da Terneira é apenas a primeira de muitas que devem ser realizadas para incentivar os agricultores e mostrar a qualidade da bovinocultura de leite de Cruzaltense para a região”.

No início da tarde o médico veterinário especialista em bovinocultura de leite, Enedi Zanchet, fez o julgamento das terneiras, premiando o primeiro, segundo e terceiro colocado em três categorias: raça Holandesa (de 4 a 6 meses); raça Holandesa (de 7 a 8 meses) e raça Jersey (de 7 a 8 meses). Os prêmios para os agricultores vencedores serão entregues durante o Baile do Município, que será realizado domingo, 15, a partir das 20h30min no Salão Paroquial.

 

 

193 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

URM - 2023

R$ 73,30

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 22/03/2024 16:24:58

Governo Municipal de Cruzaltense - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.