Cruzaltense, sexta-feira, 03 de fevereiro de 2023 Telefone (54) 3613-6032

Educação - Terça-feira, 07 de Novembro de 2017

CONFERÊNCIA MUNICIPAL AVALIA E PROPÕE DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO.

Professores, pais, alunos, secretários municipais e integrantes de diversos conselhos como o Conselho Tutelar e da Educação se reuniram na terça- feira (06) para avaliar e propor diretrizes para o Plano Municipal de Educação.  Foi durante a primeira Conferência Municipal de Educação. A base para as discussões foi o Plano Municipal de Educação, composto por 20 metas, instituído em 2015, que passou por monitoramento em 2016 e agora foi avaliado.  Entre as metas está a erradicação do analfabetismo, a melhoria nos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a valorização dos professores, melhorias na qualidade  e ampliação  da oferta de Educação Infantil, entre outros.

Muitas das metas já foram atingidas antes do prazo estabelecido. Um exemplo é o Plano de Carreira dos Professores, já implantado. Os professores também tem direito a 1/3 da carga horária para preparação das aulas e planejamento. Na Educação Infantil, o município já atende crianças a partir dos três anos e antes do prazo final estabelecido estará atendendo também as crianças de zero a três anos. A supervisora educacional, Alessandra Baruffi,  ressalta que as metas servem para  a rede municipal e estadual de ensino.

Depois do relatório, os participantes se reuniram em grupos para avaliar e listar as sugestões dentro de cada eixo do Plano. Entre as sugestões apresentadas e aprovadas pela plenária estão:  o Turno Integral para a Educação Infantil; implantação de laboratório de Ciências; testes vocacionais para os alunos do 9ºano; diagnóstico do numero de jovens de 15 a 17 anos que estão fora da escola no município e ações para inserir estes jovens; campanhas de mobilização para incentivar os  adultos a voltar a estudar, entre outros.

A agricultora Ileane Avozani, mãe de uma aluna da rede municipal de educação disse que “a possibilidade que se abre para os pais participarem e darem sugestões é fundamental para a gente construir a escola que queremos para os nossos filhos”. Para a professora Ivane Pasa a Conferência proporcionou “um resgate do que já foi realizado e um olhar para os desafios”. Para ela, a participação dos pais e dos alunos estende a discussão sobre a educação para toda a comunidade. “Isso é importante porque capacita os alunos e os desafia a pensar a educação junto com o município”.

Portal atualizado em: 02/02/2023 13:41:55