Cruzaltense, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (54) 99104-8921

Educação - Segunda-feira, 17 de Julho de 2017

PONTE SOBRE O RIO ERECHIM EM FASE FINAL DE CONSTRUÇÃO

80% da obra que começou em fevereiro do ano passado está realizada, com previsão de conclusão até novembro. Oito dos nove vãos da pista estão prontos. Os pilares foram construídos no local e as vigas pré-moldadas chegam prontas ao local da obra. A ponte tem 130,5 metros de comprimento, 8,20 metros de largura e está 6,10 acima do leito do rio.

A obra é um dos maiores investimentos feitos pelo Governo Federal em infraestrutura na região e custará R$ 2,6 milhões. Importante para o escoamento da produção agrícola do município, a ponte também vai abrir uma rota alternativa de transporte ligando a região de Campinas do Sul com o Oeste Catarinense. Os motoristas e transportadores poderão fazer o percurso do município de São Valentim direto para Cruzaltense, reduzindo a viagem em 50 km. Hoje para chegar a Cruzaltense os motoristas tem que passar por Erechim, Paulo Bento, Jacutinga e Campinas do Sul.

Solução definitiva:

Esta é a terceira vez que busca uma ligação da parte sul ao norte do município via Rio Erechim. O primeiro passo no rio foi construído na década de 1960 e foi danificado por uma enchente. Na década de 1970 um novo passo foi construído, mas devido ao volume de água do rio é alagado frequentemente, obrigando os moradores a fazer desvios pelas pontes dos Passarinhos e da Linha Santa Catarina, que tem capacidade de carga limitada. Metade da população rural de Cruzaltense mora na margem norte do Rio Erechim. Para estes moradores  a ponte representa uma redução de 30 km no trajeto até a sede do município. Os estudantes chegarão às escolas na metade do tempo. O acesso aos serviços de saúde também será agilizado.  O prefeito Kelly José Longo ressalta que a estrutura promoverá uma maior inclusão destes moradores. “Era uma obra  muito necessária e que vai impactar diretamente na qualidade de vida da nossa população”.