Cruzaltense, sexta-feira, 03 de fevereiro de 2023 Telefone (54) 3613-6032

Educação - Quinta-feira, 13 de Março de 2014

Cruzaltense inicia o PIM

Através do programa, mais de 70 crianças receberão acompanhamento semanal

Garantir que as crianças tenham acompanhamento adequado e um crescimento saudável é o objetivo do PIM – Programa Primeira Infância Melhor iniciado, neste mês em Cruzaltense. Este Programa Estadual foi criado com base na metodologia do Projeto cubano “Educa a tu Hijo” do Centro de Referência “Latinoamerica para La Educación Preescolar”, que visa o desenvolvimento das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais das crianças. Adaptado às necessidades das crianças gaúchas, é desenvolvido desde 2003 no Estado.

Cruzaltense aderiu ao programa e através da ação conjunta das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, colocou-o em prática, atendendo inicialmente, famílias com crianças de zero até seis anos e gestantes em situação de vulnerabilidade social. No começo do mês iniciaram as visitas domiciliares. Quatro visitadoras acompanham, semanalmente, as famílias com filhos de 0 a 3 anos. As crianças na faixa etária dos 3 e 4 anos serão atendidas em encontro grupal, organizado na sede, também uma vez por semana.

A assistente social Kênia Amarante que integra o GTM, conta que para dar suporte ao trabalho das visitadoras um Grupo de Trabalho Municipal – GTM – foi criado.

Profissionais da saúde, educação e assistência social auxiliam as visitadoras e a monitora. Elas acompanham a organização das atividades a serem desenvolvidas e avaliam os resultados. “Este trabalho multidisciplinar e individual vai permitir que as crianças sejam estimuladas a se desenvolver, respeitando as particularidades, carências necessidades e potencialidades de cada um”, comenta a Assistente Social.

De acordo com a secretária de Assistência Social Juliana Longo, o município optou por fazer parte deste Programa para oportunizar um crescimento saudável, já que este não possui uma creche. “Assim, as crianças vão se socializando, se desenvolvendo e se preparando para adentrar o ensino escolar e a vida em comunidade”, destaca.

Para a monitora Marisa Boiane a participação da família é fundamental para o sucesso do trabalho. “Os pais são convidados a participar das visitas domiciliares e os encontros. Assim, eles interagem e descobrem como melhorar o desempenho e a relação com seus filhos”, explica.

Na quinta-feira à tarde, aconteceu o primeiro encontro grupal que marcou oficialmente o início das atividades do PIM. Onze crianças, acompanhadas pelos pais participaram. Enquanto pais e mães conversaram e trocaram experiências, os pequenos brincaram e desfrutaram de momentos de socialização.

A ideia é oportunizar que pais e filhos se conheçam e melhorem a relação dentro da família estimulando, consequentemente, o convívio social.

Portal atualizado em: 02/02/2023 13:41:55