Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Cruzaltense, sábado, 02 de março de 2024 Telefone (54) 99104-8921

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00

Sáb
02/03
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 19 °C
Índice UV
11.0
Domi
03/03
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 21 °C
Índice UV
11.0
Segu
04/03
Chuva
Máx 27 °C
Min 21 °C
Índice UV
11.0
Terç
05/03
Chuva
Máx 24 °C
Min 18 °C
Índice UV
11.0

Educação - Quinta-feira, 13 de Março de 2014

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Cruzaltense inicia o PIM

Cruzaltense inicia o PIM


Cruzaltense inicia o PIM

Através do programa, mais de 70 crianças receberão acompanhamento semanal

Garantir que as crianças tenham acompanhamento adequado e um crescimento saudável é o objetivo do PIM – Programa Primeira Infância Melhor iniciado, neste mês em Cruzaltense. Este Programa Estadual foi criado com base na metodologia do Projeto cubano “Educa a tu Hijo” do Centro de Referência “Latinoamerica para La Educación Preescolar”, que visa o desenvolvimento das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais das crianças. Adaptado às necessidades das crianças gaúchas, é desenvolvido desde 2003 no Estado.

Cruzaltense aderiu ao programa e através da ação conjunta das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, colocou-o em prática, atendendo inicialmente, famílias com crianças de zero até seis anos e gestantes em situação de vulnerabilidade social. No começo do mês iniciaram as visitas domiciliares. Quatro visitadoras acompanham, semanalmente, as famílias com filhos de 0 a 3 anos. As crianças na faixa etária dos 3 e 4 anos serão atendidas em encontro grupal, organizado na sede, também uma vez por semana.

A assistente social Kênia Amarante que integra o GTM, conta que para dar suporte ao trabalho das visitadoras um Grupo de Trabalho Municipal – GTM – foi criado. 

Profissionais da saúde, educação e assistência social auxiliam as visitadoras e a monitora. Elas acompanham a organização das atividades a serem desenvolvidas e avaliam os resultados. “Este trabalho multidisciplinar e individual vai permitir que as crianças sejam estimuladas a se desenvolver, respeitando as particularidades, carências necessidades e potencialidades de cada um”, comenta a Assistente Social.

De acordo com a secretária de Assistência Social Juliana Longo, o município optou por fazer parte deste Programa para oportunizar um crescimento saudável, já que este não possui uma creche. “Assim, as crianças vão se socializando, se desenvolvendo e se preparando para adentrar o ensino escolar e a vida em comunidade”, destaca. 

Para a monitora Marisa Boiane a participação da família é fundamental para o sucesso do trabalho. “Os pais são convidados a participar das visitas domiciliares e os encontros. Assim, eles interagem e descobrem como melhorar o desempenho e a relação com seus filhos”, explica. 

Na quinta-feira à tarde, aconteceu o primeiro encontro grupal que marcou oficialmente o início das atividades do PIM. Onze crianças, acompanhadas pelos pais participaram. Enquanto pais e mães conversaram e trocaram experiências, os pequenos brincaram e desfrutaram de momentos de socialização.

A ideia é oportunizar que pais e filhos se conheçam e melhorem a relação dentro da família estimulando, consequentemente, o convívio social. 

Facebook Twitter WhatsApp Imprimir

148 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

URM - 2023

R$ 73,30

Versão do sistema: 2.0.0 - 01/03/2024

Portal atualizado em: 01/03/2024 15:53:33

Governo Municipal de Cruzaltense - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.