Saltar para o corpo principal da página

Mateada da prevenção leva orientação e informação à comunidade de Cruzaltense.

Data: 21/10/2019

Enquanto algumas crianças se divertiam nos brinquedos infláveis na Praça, dentro do Salão da Capela Santo Antonio o interesse era outro: a prevenção das doenças e o aumento do conhecimento sobre os hábitos e atitudes que levam a ter mais saúde. A mateada da prevenção, realizada neste domingo,20, em Cruzaltense, levou informação sobre inúmeras doenças para a população. A secretaria da Saúde mostrou quais são os testes rápidos  que os moradores podem fazer na UBS: sífilis, hepatite C, hepatite B e dois testes de HIV. Os testes são realizados sem precisar encaminhamento de material para laboratório. Para o secretário, Lenito Santolin, “é importante a população ter conhecimento disso, pois os testes possibilitam diagnóstico rápido, auxiliando o médico na hora da consulta”.

Os moradores tiveram acesso a uma série de serviços e orientações. O Centro Auditivo MD de Erechim realizou testes audiométricos.  Os acadêmicos do curso de Odontologia da URI de Erechim levaram  o escovódromo e orientaram sobre prevenção de cáries e câncer de boca. O escritório municipal da Emater distribuiu receitas e amostras de pomada cicatrizantes e levou informações sobre plantas e ervas medicinais. A  vigilância sanitária do município mostrou as fases de evolução do mosquito da dengue, o barbeiro, causador de  doença de chagas e o escorpião amarelo, extremamente letal. O CRAS- Centro de Referência em Assistência Social, em conjunto com a Câmara de Vereadores abordou a saúde da mulher. O NASF- Núcleo de Apoio à Saúde da Família-  fez medição de pressão, pesagem e medição, cálculo do IMC e orientou sobre a importância das atividades físicas.

A tarde também teve apresentações de balé, jazz e violão. Os cursos gratuitos para crianças são oferecidos pelo CRAS.

Na abertura do evento, o secretário de Saúde, Lenito Santolin, ressaltou a importância dos moradores conhecerem toda a estrutura da Secretaria da Saúde. “Toda a nossa equipe está aqui hoje não só orientado e repassando conhecimento, mas, também, informando sobre todos os serviços e programas que oferecemos na prevenção das doenças”, disse. O vice-prefeito, Nelson Jones Franklin da Silva, relacionou os avanços da tecnologia aos avanços da saúde, mas alertou: “Por mais que tenhamos mais recursos e mais precisão nos diagnósticos e tratamentos, é a nossa atitude que vai determinar com que saúde viveremos o resto da nossa vida, por isso, prevenção é fundamental”.

O prefeito de Cruzaltense, Kely José Longo, disse que o evento deve render frutos. “Foi a primeira mateada da saúde, mas tenho certeza de que muitas outras virão pela importância que tem este evento.”. O prefeito também destacou a parceria da secretaria da Saúde com as secretaria de Educação e de Assistência Social e agradeceu o apoio das as entidades e da Câmara de Vereadores.

 A mateada teve o apoio da Erva Mate Barão e foram oferecidos, também, um lanche e um suco aos presentes. Cada família ganhou uma muda de arvore nativa 

 

Arrow_Owl
Gallery big e0372d4b251018d60b63dfb6cdfcfd21
mateada II.jpg