Saltar para o corpo principal da página

COMEÇA O ANO LETIVO EM CRUZALTENSE

Data: 21/02/2018

O município recebeu os 230 alunos que estudam nas escolas municipais Osório Duque Estrada e Mário Quintana na segunda- feira para o início do ano letivo. Na Escola Osório Duque Estrada, que atende alunos da Educação Infantil até o 5º ano, para muitos, o momento é de novidade. Durante a semana, muitas mães permanecem na escola, que atende crianças a partir dos três anos, para acompanhar a adaptação. Na Escola Mario Quintana são atendidos os alunos do 6º ao 9ºano em turno integral. Todos os estudantes tem acesso a transporte escolar e recebem uniformes.

Nos dias que antecederam o início do ano letivo, os professores participaram de encontros de formação. Os especialistas da Sala de Aula Tecnologias em Educação abordaram temas como expressão corporal, musicalidade e psicomotricidade para educação infantil até os anos finais do Ensino Fundamental.  A psicopedagoga Silvana Sassi, Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UPF e em Gestão Educacional UFSM, abordou assuntos que desafiam os professores. Na palestra “Disciplina presente, indisciplina ausente”, discutiu com os professores o que é disciplina, indisciplina e indagação. Para Silvana, “a indisciplina é uma das grandes dificuldades apontadas pelos especialistas e professores no exercício da sua atividade de sala de aula, tornando-se a busca constante por estratégias de enfrentamento do problema e o aperfeiçoamento das competências de gestão de sala de aula para prevenção da indisciplina, uma realidade necessária”. O objetivo da formação é o de capacitar os professores a fortalecer sua autoridade em sala de aula; diferenciar atos de indisciplina e atos de infração; experienciar técnicas de início da aula e manutenção da motivação dos alunos e conhecer estratégias para incentivar a mudança de comportamento por parte de alunos com dificuldades de adaptação à rotina escolar.

 

A psicopedagoga Silvana Sassi também participou da reunião pedagógica que reuniu a Secretaria da Educação, professores e a direção das duas escolas para planejar o ano letivo e elaborar o calendário escolar para 2018. Neste encontro, Silvana falou sobre o tema: “Espelho, espelho meu, que professor sou eu”.  Com o objetivo de “proporcionar a cada professor um momento de análise de sua própria atuação em sala de aula, desenvolvendo sua autoavaliação e senso crítico, perpassando obrigatoriamente pela autovalorização do ‘eu’ professor, incentivando que cada um idealize a imagem que quer ver refletida em seu espelho”, a formação buscou auxiliar o professor a identificar suas dificuldades de atuação em sala de aula, buscando soluções práticas e refletir sobre a necessidade de cada professor trabalhar e aperfeiçoar aspectos como a postura em sala de aula, apresentação, ética, entonação de voz, domínio de turma, controle da disciplina, criatividade, domínio de conteúdo.

Arrow_Owl
Gallery big 252242e6e93169e80c34823a0b07d629
Educação Infantil .JPG