Saltar para o corpo principal da página

AROMATIZANTE NATURAL E ESCALDA-PÉS EM CURSO DO CRAS

Data: 15/02/2018

“O trabalho com ervas não tem um sentido econômico, até porque não estamos numa região em que as plantas medicinais dão lucro, porém tem um sentido emocional porque preserva a cultura e a memória”. Assim a engenheira agrônoma Sandra Rigo, do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), define o conhecimento compartilhado no curso que foi oferecido para moradores de Cruzaltense pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Emater e o Sindicato Rural de Erechim.

Quem cultiva ervas, acredita que elas são capazes de aliviar a dor, facilitar a digestão e a circulação e fortalecer o sistema imunológico. Os fitoterapeutas defendem que  as moléculas aromáticas destas plantas são captadas pelo olfato e traduzidas para o sistema límbico como impulsos nervosos que atuam diretamente no humor e estado físico e emocional.

Nesta etapa do curso os participantes aprenderam a fazer um escalda- pés e um aromatizante natural com ervas secas. Para Sandra, o fato das mulheres terem se comprometido na etapa anterior a providenciar as ervas e fazer a secagem “ fortalece o trabalho caritativo dentro da própria comunidade”. A quantidade de ervas que foram trazidas foi suficiente para fazer o aromatizante para as participantes e para doar, provando que existe um sentido de partilha no manuseio das plantas medicinais.

Para o aromatizante natural foram usadas folhas de pitanga e jabuticaba, capim cidreira, melissa, poejo, manjerona, alfavaca, marcela, camomila, pétalas de rosa e alecrim do campo.  Amarrado em forma de sachê, o aromatizante dura até seis meses e pode ser usado em qualquer cômodo da casa. O sachê escalda- pés usa como base as mesmas ervas misturadas com sal grosso, que possibilita o contato com a energia mineral e a maisena, um hidratante natural. O escalda-pés é indicado para melhorar a circulação, acalmar o sistema nervoso e como relaxante muscular. Segundo a instrutora, em caso de haver problemas de saúde, pode ser usado diariamente por sete dias e depois, uma a duas vezes por semana.  

 

Confira a receita do escalda-pés:

Ingredientes:

2 kg de sal grosso (ideal porque não passou pelo processo de limpeza)

1 kg de maisena

Ervas amassadas (quantidade suficiente para encher um balde ou bacia com volume de 5 litros)

Plantas que podem ser utilizadas:

Ervas: cidreira, camomila, melissa, manjerona, poejo, manjericão.

Flores: pétalas de rosa, marcela, camomila.

Modo de fazer: seque as ervas e as flores por 15 dias, mexendo uma vez por dia.

Quando estiverem bem secas misture bem com os outros dois ingredientes. Utilizando gaze ou outro pano fino faça sachês pequenos, do tamanho de uma bola de tênis e amarre.

Modo de usar:

Aqueça água em quantidade suficiente para cobrir os pés até a altura do tornozelo. Mergulhe o sachê na água e permaneça com os pés mergulhados por 20 min. Cada sachê pode ser reaproveitado até três vezes.  Depois de usa-lo, comprima bem para tirar o excesso de água e guarde na geladeira até o próximo uso.

 

 

Arrow_Owl
Gallery big fbcda4db727815c9014fc7910cf68472
aromatizante natural e sachê escalda-pés .JPG